︎︎︎TerraMar WinterSchool 2025

Notas Biográficas [EN]

Segunda-feira, 20 de janeiro
Patrícia J. Reis é uma artista e investigadora de media com foco no feminismo, sensorialidade e háptica na tecnologia. Atualmente, é investigadora de pós-doutoramento na Universidade de Artes Aplicadas em Viena, onde também leciona arte interativa.
http://www.patriciajreis.com/
https://feministhackerspaces.cargo.site/

Gaspar Cohen
procura interrogar o complexo capital-colonial como formador das tecnologias contemporâneas. Através de eletrônicos artesanais ou de computação intensiva, experimenta sobre limiares de aumento e construções políticas do ruído e do erro.
www.130-ivxx.com

Terça-feira, 21 de janeiro
Diana Mota
terapeuta de dança e de drama, investigadora e ativista. Trabalha sobre o poder do corpo e o seu potencial para comunicar e conduzir processos de manifestação e transformação individual e coletiva. Nas suas propostas encoraja processos de coinvestigação, experienciais, vivenciais e liberatórios.

Susana Caló
é investigadora em filosofia, análise institucional e psicopolítica. Intersectando a academia e o ativismo, dedica-se a reconstruir histórias políticas negligenciadas de práticas psi nas suas intersecções com lutas sociais mais amplas e com a vida coletiva de conceitos no pensamento francês do pós-guerra, através da história oral e da construção de arquivos.

Isabel Carvalho
é uma artista visual cuja prática se estende das artes visuais à escrita e edição de livros, incluindo escultura e uso do espaço tridimensional. Através da investigação em Filosofia e Literatura, explora a materialidade da linguagem e formas não-verbais de expressão.

Quarta-feira, 22 de janeiro
Daniel Silvestre exerce atividade de ilustrador editorial desde 2006. Foi ilustrador residente do Museu do Porto entre 2021 e 2023. Lançou recentemente A Armação (BD). É docente convidado de Desenho na Escola de Design do IPCA (Barcelos) e na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.

Mariana Caló e Francisco Queimadela licenciaram-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e colaboram enquanto dupla desde 2010. A sua prática é desenvolvida através de um uso privilegiado da imagem em movimento tanto através da realização de filmes, como na intersecção com ambientes instalativos e site-specific, em conjugação com desenho, pintura, fotografia ou escultura. O interesse pelo diálogo entre o biológico, o vernacular e o cultural é um elemento recorrente no seu trabalho artístico.

Quinta-feira, 23 de janeiro
Vera Santos tem formação académica em Artes Plásticas, Dança, Teatro, História da Arte e Crítica de Arte. A dança contemporânea é a sua área de trabalho desde o início dos anos 1990. Interessa-se pela potencialidade de movimento e expressão de pensamento de cada corpo.

Rosemary Lee é uma artista cujo trabalho explora a forma como os desenvolvimentos atuais na produção de imagens se inserem em narrativas mais amplas sobre arte, conhecimento e as relações entre humanos e máquinas. Leciona na Universidade do Porto (FEUP).

Sexta-feira, 24 de janeiro
Kura Alma é um movimento que cria iniciativas para conectar comunidades marginalizadas a recursos frequentemente negligenciados ou despriorizados pela sociedade em geral.
www.kura-alma @kuraalmasanctuary

Juliana Julieta, artista visual que trabalha entre Pintura e Cinema Experimental; explora materiais e processos, inquirindo sobre uma relação táctil, sensorial, cumulativa e fenomenológica de criar imagens. 

Joana Rafael é arquiteta-investigadora com trabalho nas áreas da ecologia, estudos dos mídia e da tecnologia. Investiga limites das infraestruturas físicas em relação aos sistemas da Terra e as relações recíprocas entre humanos e natureza. www.joanarafael.info


Mark