TerraMar 2024

Segunda-feira, 5 de agosto
Sons do Quotidiano
Guy Fleisher
Este workshop aborda a composição com sons ambientais, práticas de Deep Listening [Escuta Profunda], consciencialização ambiental e produção musical. Adequado a todos os níveis etários, envolve uma escuta ativa, aprendizagens práticas sobre princípios de Composição Ambiental, identificação e recolha de Objetos Sonoros para análise.

Ficção Especulativa, Tecnologia e Sociedade
Ana Carvalho
A sessão começa com uma conversa sobre tecnologia e sociedade a partir de uma seleção de livros de autoras de ficção científica, entre elas Octavia Butler, Ursula LeGuin, Marge Pierce e Karin Tidbeck. Num segundo momento, serão elaborados exercícios de especulação a partir de objetos do quotidiano.

Terça-feira, 6 de agosto
Perceções Alternativas do Mundo Natural e Tecnológico
Isabel Carvalho
Esta sessão intensiva de produção de imagens visa explorar outras perceções do mundo natural e tecnológico, questionando a representação linear ocidental dos ciclos de vida e de matéria. O objetivo é destacar a complexidade das relações e associações simbióticas que sustentam os ecossistemas vivos e resilientes.

Tinta Ferrogálica: Primeiro Fazer, Depois Desenhar
Daniel Silvestre
A tinta ferrogálica teve uma importância central no desenvolvimento da cultura europeia, uma vez que foi um dos principais materiais de escrita e desenho desde há séculos. Nesta oficina, iremos partilhar com os participantes os principais processos para a sua produção a partir do bugalho do carvalho e iremos ensaiar a sua utilização fazendo desenhos de observação.

Quarta-feira, 7 de agosto
Devir: Práticas de Travessia Coletiva
Jo Castro
Esta oficina centra-se na partilha de ferramentas utilizadas na minha prática artística, na constante descoberta do corpo através de exercícios de exploração da voz e do movimento a pares e em grupo, potenciando estados mutantes, desfazendo hábitos e preconceitos num momento que se pretende seguro, de partilha e de travessia coletiva.

15h —18h
A Verdade Dos Materiais – Visita Guiada pela Expressão Brutalista e a Ecologia do Construído no Centro de Caridade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Joana Rafael
O Centro de Caridade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, projeto de Luiz Cunha e Vasco Macieira (1964-73), evoca temas centrais de uma arquitetura marcada pela valorização dos materiais e pela exposição legível da estrutura, refletindo preocupações relacionadas com estética, funcionalidade e economia construtiva. Nesta visita guiada, será explorada a essência dos elementos que moldam o ambiente construído, desde a sua composição e indústria até à sua solidez e impacto mais amplo no planeta.

Quinta-Feira, 8 de agosto
Cinema Como Corpo Sensível – Processos Analógicos Não-Tóxicos
Juliana Julieta
Num exercício de partilha das inúmeras possibilidades do que pode ser o cinema experimental, esta atividade prática irá explorar processos de criação de imagem em movimento, sem o recurso à câmara de filmar. Iremos usar materiais orgânicos (flores, folhas, frutos) que – através de processos não-tóxicos – imprimem o seu corpo na película sensível do 16mm.

Floresta/Fortaleza Queer
Daniel Oliveira
A partir do visionamento da longa-metragem brasileira Os Primeiros Soldados (2021), dirigida pelo cineasta Rodrigo de Oliveira, sobre os primórdios da epidemia da Sida no Brasil, o workshopbuscará discutir as relações entre queer, natureza e história – ou queer, espaço e tempo – no cinema.

19h —21h
Reflections
Bug Snapper aka Rui Santos
Uma sessão exploratória da relação entre paisagens sonoras naturais e digitais em formato performance e instalação sonora, unindo gravações de campo e sons sintetizados e jogando  com as parecenças e diferenças entre eles.

Sexta-feira, 9 de agosto
Loop ~ Sons Minerais: Experiências com Materiais Amplificados
Rebeca Letras
Performance-exercício experimental. Partilha de processos de criação plástico-sonoros com cerâmica e outros materiais amplificados. Sessão performativa, escuta participativa e interação coletiva para incitar estados mentais de relaxamento e observação através de exercícios meditativos.
Mark