TerraMar 2024
SummerSchool

Notas Biográficas [EN]

Monday, August 5
Guy Fleisher é um artista sonoro com Bacharelato em Performance de Jazz e Mestrado em Artes Sonoras. Está a fazer um doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes no CITAR, focando-se em composição eletroacústica e na interação ser humano-computador. Faz parte da equipa criativa do DENTRO, um ateliê e espaço expositivo gerido por artistas, bem como da equipa do programa de residência artística De Liceiras 18, ambos no Porto.

Ana Carvalho é professora, investigadora e curadora. O seu trabalho curatorial inclui a exposição coletiva sobre vigilância tecnológica Omnisciência Estratégias de Fractura e Fuga(2021) e a exposição de Mark Amerika Abducted Realities (2023). Organiza o Encontro de Expressões entre Som e Imagem (2016- ).

Tuesday, August 6
Isabel Carvalho é uma artista visual cuja prática se estende das artes visuais à escrita e edição de livros, incluindo escultura e uso do espaço tridimensional. Através da investigação em Filosofia e Literatura, explora a materialidade da linguagem e formas não-verbais de expressão.

Daniel Silvestre exerce atividade de ilustrador editorial desde 2006, tendo ilustrado, entre outros, textos de Alice Vieira, Ana Saldanha, João Pedro Mésseder, José Luís Peixoto, Machado de Assis, Sophia de Mello Breyner Andresen e Raúl Brandão. Foi ilustrador residente do Museu do Porto entre 2021 e 2023. É docente convidado de Desenho na Escola de Design do IPCA (Barcelos) e na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.

Wednesday, August 7
Jo Castro é ume artista não-binárie transdisciplinar que desenvolve projetos entre a dança, a performance, a instalação, a voz e o som, tendo apresentado algumas das suas obras em Portugal, França, Bélgica, Alemanha e Brasil. Para além de questões como a morte, a destruição e a espectralidade, a identidade Queer atravessa o seu universo, numa pesquisa de ume corpe que des(re)constrói a sua imagem e opera em estados ENTRE – no limiar das fronteiras do humano, sem género.

Joana Rafael, arquiteta e investigadora, explora a geografia humana, preocupações da ecologia, materialidade e limites de infraestruturas energéticas e urbanas em relação com o funcionamento do sistema terrestre.

Thursday, August 8
Juliana Julieta trabalha na área da Pintura e Cinema Experimental. No seu trabalho, em película ou pintura a óleo (meios artesanais), explora a fisicalidade sensível/orgânica dos materiais e processos, inquirindo sobre uma relação tátil, sensorial, cumulativa e fenomenológica de criar imagens.

Daniel Oliveira é mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior, onde atualmente cursa o doutoramento em Media Artes, com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Atua como crítico desde 2004 e é filiado à Fipresci.

Bug Snapper é o projeto musical de Rui Santos. Com este nome, já editou dois álbuns, dois EP’s e um single, abordando sonoridades rítmicas e dançáveis e atmosferas associadas ao ambient. A generalidade do design, artwork e vídeos musicais para estes lançamentos foram desenvolvidos pelo próprio.

Thursday, August 9
Rebeca Letras cria com rituais de repetição e meditação, potenciando o encontro energético como possibilidade para atingir questionamentos políticos e estados alterados de consciência.
Mark